quarta-feira, 16 de março de 2011

Comissão Europeia qualifica acidente nuclear de 'apocalipse'

A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira (15) o acidente nuclear do Japão de "apocalipse", por considerar que as autoridades locais perderam praticamente o controle da situação na central de Fukushima.

"Se fala de apocalipse e acredito que é um termo particularmente bem escolhido", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, ante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas. "Praticamente tudo está fora de controle", acrescentou o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e dias no Japão.


Detector marca nível de radiação maior do que o padrão em Tóquio (Foto: Reuters)A Autoridade de Segurança Nuclear da França (ASN) informou nesta terça-feira (15) que as explosões ocorridas na central japonesa de Fukushima Daiichi atingiram o nível seis de gravidade em uma escala internacional que vai até sete. O Japão, até o momento, classificou os acidentes em nível quatro.

'Estamos em uma situação diferente da observada ontem. É evidente que estamos em um nível seis, que é um nível intermediário entre o (acidente) que ocorreu na central americana de Three Mile Island (em 1979) e em Chernobyl', afirmou o presidente da Autoridade de Segurança Nuclear francesa, André-Claude Lacoste.

'Estamos em uma catástrofe evidente', disse Lacoste A França possui o segundo maior parque nuclear do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com 19 usinas e 58 reatores que produzem 80% da energia elétrica do país.

O nível seis da escala INES significa 'acidente grave, com liberação importante de material radioativo que exige a aplicação integral das medidas previstas (como cuidados sanitários e afastamento da população da área atingida)'.

(*com informações da Reuters e BBC)

quero convidar a todos leitores de Gideoes canguçu rs para que façamos oração por esses Países que estão passando por situação como essas,´pois não é hora de especular ou criticar, mais de intercedermos pelo o mundo que está sofrendo,e a bíblia diz que nos ultimo tempo seriam tempo trabalhosos, abraço e fiquem todos na paz de cristo Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário