domingo, 5 de junho de 2011

Reflexão: Cristãos Alérgicos

Se há algo que nos afasta de algumas coisas é quando somos alérgicos a algo, aqueles que dividem comigo a velha e má tendência em espirrar só de ver uma almofada de lã sabe do que eu estou falando e realmente não temos nenhum desejo em encostar a cabeça nela.
Baseado nessa situação começei a observar algumas tendências parecidas na vida cristã e atualmente vejo uma série de cristãos alérgicos, não somente a lã ou ao pó mas a outras coisas.

Abaixo consegui filtrar 3 tipos principais dessas "alergias", vou ser breve e objetivo quanto a elas, buscando que você apenas considere uma ou todas:

Alergia a prosperidade.

Creio que esse é o que causa mais "espirros" e "coceiras" nos cristãos. Não se pode ouvir nada que tenha a palavras: Celeiro, Prosperidade, Abundância e principalmente DAR.
Com toda certeza essa alergia é resultado da heresia americana conhecida como “teologia da prosperidade” e também o certo antrôpocentrismo que muitos cairam, mas não devemos nos alarmar tanto a ponto de sermos contra algumas práticas bíblicas, como o dízimo, ofertas, doações, e ceifar bastante porque bastante plantou. Devemos ficar alertas aos lobos que realmente fazem da fé um mercado, mas não podemos deixar de sermos cristãos desprendidos prontos a ofertar e ajudar aqueles que precisam.

Alergia ao velho testamento.

Brigando pela medalha de ouro, há cristãos que praticamente menosprezam o velho testamento. É comum ouvirmos: “Ahhh isso ai é a lei, não impera mais hoje”, porém é necessário estar bem longe dessa alergia que nos impede de olhar para o velho testamento vendo Cristo satisfazendo e cumprindo a lei por completo, e sendo o nosso redentor, claro que algumas práticas velho testamentárias foram cumpridas em Cristo e devemos nos apegar na graça, porém nos distanciar de qualquer parte das escrituras pode ser um erro fatal para muitos cristãos.


Alergia em esperar a volta de Cristo.
Se pudéssemos contar creio que faríamos outra bíblia profética com o tanto de “revelações” sobre a volta de Cristo, sem contar as inúmeras correntes escatológicas sobre arrebatamento, milênio, céu, inferno, sono da alma, etc e etc...
Isso é resultado de uma certa falta de confiança no que Cristo nos prometeu, que é aguardá-lo com fé fazendo a missão que ele nos deixou e não ficar promovendo previsões, e especulações sobre a data desse maravilhoso momento.

Será que você "tem espirrado" com frequência por causa de alguma?
Em breve volto com mais algumas alergias que ando encontrando por aí.


Texto de Ítalo Guimarães

Fonte: Teor Lógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário