quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estudo aponta que o Sol é a esfera mais perfeita da natureza

As medidas da Estrela seriam de 1.4 milhões de diâmetro em uma perfeição até antes nunca vista

por Leiliane Roberta Lopes

Estudo aponta que o Sol é a esfera mais perfeita da natureza
Estudo aponta que o Sol é a esfera mais perfeita da naturezaNovo estudo conseguiu medir as dimensões do Sol deixando os estudiosos da Universidade do Havaí “chocados” pela perfeição. Pela forma como se movimenta, os estudiosos acreditavam que a região mais próxima do equador solar seria mais alongada que os polos, mas a pesquisa percebeu que não.

O Sol tem 1.4 milhões de quilômetros de diâmetro e a diferença entre o diâmetro polar e o equatorial é de apenas 10 km. O astrofísico Jeffrey Kuhn é o autor desse estudo que foi publicado na revista Science.

A perfeição do Sol, diante dessas medidas, é surpreendente sendo que apenas uma esfera artificial de silicone criada como padrão de pesos era considerada como a esfera mais perfeita, até sair o resultado desse novo estudo.

Para chegar a essa conclusão foi preciso usar o satélite SDO, Laboratório de Dinâmica Solar, da Nasa, que foi reorientado várias vezes até registrar todas as variações da superfície da estrela.
São mais de 50 anos em tentativas de medir o Sol com precisão. “Finalmente, conseguimos fazê-lo a partir do espaço”, diz Kuhn. As outras tentativas foram prejudicadas pela presença da atmosfera da Terra que distorcia as imagens.

O que foi anotado pela equipe de Kuhn faz com que muitas ideias a respeito do Sol fossem modificadas. “Cada vez que observamos o Sol sentimos que fomos enganados. E isso é maravilhoso!”, disse o astrofísico. É possível que muitas revelações sejam feitas sobre o Sol, pois ele sempre confunde os estudiosos que tentam prever seu comportamento.

“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.” Gênesis 1:14
Com informações Apolo 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário