quinta-feira, 27 de março de 2014

Juiz determina retirada de placa com mensagem cristã em entrada de cidade e igrejas organizam vigília: “Viemos defender nossa fé”

Juiz determina retirada de placa com mensagem cristã em entrada de cidade e igrejas organizam vigília: “Viemos defender nossa fé”
Um totem com a mensagem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” na entrada da cidade do interior paulista se tornou alvo de uma ação do Ministério Público e o juiz decidiu que a prefeitura da cidade deve retirá-la do local onde está instalado.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
O MP alega que a mensagem de teor religioso num equipamento público fere a laicidade do Estado, e por isso, deve ser removida. A iniciativa foi motivada após estudantes fazerem representações junto ao MP e vândalos pixarem o totem.
Na sentença, o juiz José Eduardo Marcondes Machado determinou que a prefeitura remova o totem em até 10 dias. Caso a administração municipal descumpra a determinação, será aplicada multa diária de R$ 1 mil.
Machado ainda determinou que a prefeitura impeça a “a instalação de qualquer outra placa ou objeto com mensagem da mesma índole, postulando a fixação de multa para a hipótese de descumprimento”.
O texto da sentença diz ainda que aquela mensagem em local público fere o direito fundamental à liberdade de crença, estabelecido na Constituição Federal (no art. 5º, inciso VI). “Mais uma vez a minoria não representada ficaria a reboque do domínio político da maioria, o que é inadmissível em matéria de liberdade religiosa e laicismo estatal numa verdadeira democracia”, afirmou o juiz.
As igrejas da cidade reagiram e organizaram um protesto contra a decisão, com uma vigília no local onde o totem está instalado. Segundo o universitário Frederico Salomão, 31 anos, um dos organizadores da vigília, fiéis “da Igreja Católica, da Bola de Neve, da Batista Indepedente e da Assembléia de Deus” marcaram presença.
Segundo Salomão, a decisão contraria a opinião da maioria dos cidadãos sorocabanos: “Façam um plebiscito para saber se a maioria concorda com a decisão. Porque, assim, eles vão ver que nós queremos a manutenção da placa. O Estado pode ser laico, mas não é ateu”, disse ao G1.
“Não viemos aqui pela placa, e sim para defender a nossa fé, a nossa ideologia. O que não queremos é que a marca da nossa crença seja apagada da cidade”, afirmou a estudante Steffanie Mayara, de 16 anos.
Salomão ainda argumentou que o totem representa a crença de que Deus protege a cidade: “É importante ressaltar que a placa diz ‘Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo’. Isso não quer dizer que a cidade pertence ao Senhor e sim que o Senhor atua por Sorocaba, ou seja, está presente na vida dos moradores. Queremos mostrar que o sorocabano é um povo abençoado e que a cidade tem recebido coisas boas”, concluiu.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
http://noticias.gospelmais.com.br/juiz-determina-retirada-placa-mensagem-crista-entrada-cidade-66324.html

Um comentário:

  1. Isso é a treva Pastor!

    Um toten que abençoa a cidade e seus habitantes
    e quem nela chega,deu para ser visto,dessa forma
    pela "lei" agora o irônico é que totens com
    publicidade de cerveja,moteis,mulheres com a nudez
    explorada e outras coisas do mesmo genero
    não é prejudicial as pessoas.

    Fico cá a cismar em que exactamente são baseadas
    essas leis.

    Tudo bem quetemos que acatar, mas tem-se que ter
    coerência,uma coisa é ponderarmos e comprovar
    que de facto algo vai mal e outra é de forma
    escusa perseguir as pessoas por causa de seu
    titulo religioso.

    Mas eis o mundo que já do maligno e a qual
    apesar de nele estarmos,dele não somos.

    E sou grata por ser um OVNI.

    (risos)

    Que Sejam abençoados de graça e sabedoria
    todos que estão enjados nessa luta de ataque
    injusto e que as autoridades hajam com
    honestidade em seus veredictos.

    Meu abraço em Ti e na irmã Teresinha
    tenham todos vós,uma noite de paz.

    ResponderExcluir