segunda-feira, 2 de março de 2015

Desculpe a expressão, águia ou urubu, que tipo de crente você é?


“Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os URUBUS.”(Mateus 24:28)
Esta ave de rapina não tem beleza nem formosura e sim uma aparência rude.
Normalmente vive entre o lixo e a morte e existe uma forte semelhança com certas pessoas que vivem dentro da Igreja, mas com o coração fora dela.
Vejamos 4 características que podem ser usadas para identificarmos um crente urubu e logo a seguir mais 4, porém falando do crente águia.

1º - O CRENTE URUBU NÃO TEM VISÃO DE VIDA e sim de morte.
O urubu, em seu voo, observa uma vaca gorda, um bezerro gordo ou qualquer outro animal pastando livremente, sem que isto lhe desperte a atenção, mas se ele visualizar um animal morto, logo é atraído pelo cadáver.
Amados, quantos estão desta forma dentro das Igrejas? Não observam o verdadeiro louvor, a verdadeira adoração, a boa mensagem e sem o devido compromisso, ficam procurando o que está morto, sem vida, que às vezes cheira mal. Não faz nada de edificante, apenas procura defeitos na Igreja, no irmão, na irmã, ou no pastor.

2º - O URUBU É PODRE POR DENTRO
.


Talvez você não saiba, mas o urubu, para se defender de algum outro animal ou pessoa que se aproxima, provoca um vômito, que lhe é peculiar, com um odor horrível. Chega a ser pior do que a própria comida da qual se alimenta; nem outro urubu se atreve a se aproximar.
São como as pessoas que destilam o mal. Quando abrem a boca, só sai sujeira e é melhor não ficar perto; falam mal da Igreja dos outros, pois só eles e a Igreja deles é certa. E assim caminham os urubus podres por dentro, defendendo sua podridão e destilando o mal. (Mt 15;11) "O que contamina o homem, não é o que entra pela boca e sim o que sai."

3º - URUBU SÓ ANDA COM URUBU.
Eu nunca vi um urubu com outra ave. Embora só viva no meio do bando da mesma espécie, sempre estão brigando, nunca se entendem, sempre se agridem. Repare?!
Dentro das Igrejas, os urubus estão sempre juntos e na primeira oportunidade brigam entre si, falam mal deles próprios...
Se a irmã engordar uns quilinhos, ele diz: - Tá grávida! A irmã falta a um culto, ele diz: - A irmã tá desviada! Vive procurando briga, conversa fiada, fofoca... Tá amarrado urubu!!!

4º - URUBU NÃO VOA EM LINHA RETA, MAS EM CÍRCULOS.
Você já observou, os urubus, quando estão voando? Eles ficam voando em círculos esperando que as correntes de ar possam trazer DIREÇÃO. Que interessante!
Crentes que não saem do lugar, também ficam em círculo esperando o cheiro das desgraças alheias cheguem; nunca pensam em crescer na vida espiritual e querem que os outros caiam; não olham para frente, não têm objetivos, não têm direção.
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUIA
"Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças. Subirão com asas de ÁGUIA; correrão e não se fadigarão." (Is – 40:31)

1º - ÁGUIA DORME ENQUANTO VOA.


A águia alça voos altos e por possuir asas de mais de 3 metros de envergadura, enquanto voa, tem a possibilidade de dormir em segurança.
Este é o crente que Deus deseja ver; com vôos altos, pensamentos e estratégias que alcancem o Seu Coração. Deus nunca pensa pequeno porque Ele não é um Deus pequeno. Ele é um Deus grande e todo poderoso! Homens e mulheres que descansam nos ventos do Espírito, não se preocupando com os problemas alheios, voam em direção aos dons espirituais e busca as bênçãos espirituais e materiais.
Este é o desejo de Deus!

2º - ÁGUIA, VOA CONTRA A TEMPESTADE.
Quando a águia vê a tempestade se aproximando, ela se apressa em voar ao encontro dela, sem medo e sem receios. Muitas vezes, pelo discernimento que tem, ela sobrevoa a tempestade, ou seja, fica acima da tempestade.
Como é bom ver um crente que não teme a tempestade!! Seja qual for a luta ele nunca desiste, encara de frente os problemas de cabeça erguida.

3º - ÁGUIA FAZ SEU NINHO EM ALTOS MONTES.
Que ave fantástica; que sabedoria! Ela não provoca vômitos, pois não é podre por dentro, mas sabe o que faz. (Sl 91:9)
Isso mostra sabedoria; construir sonhos onde ninguém pode chegar. O ninho é o lugar onde se deixam os ovos, onde se dorme, onde está a família. O crente deve construir seus ninhos nos montes santos do Senhor, pois há sabedoria naquele que habita no esconderijo do Altíssimo. Assim como a águia, edificar sua casa sobre rochas, cujas tempestades, não abala.(Mt 7:24 ao 27)

4º - E QUANTO A SUA VISÃO?
A águia possui uma visão que lhe propicia enxergar um rato a aproximadamente 3 mil metros de distância.
Crente águia olha para frente e não para baixo como urubu. Elias tinha visão de águia (1 Rs 18;43 ao 45). O apóstolo Paulo, em Filipenses 3:14, relata que prossegue para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Olhe para o alvo que é Cristo Jesus e prossiga em frente. É isto que o Senhor espera de você, um crente águia, com as características de águia, vivendo como águia
E A RENOVAÇÃO é uma das características mais interessantes e impressionantes da ÁGUIA. E exatamente por isso DAVI se expressou assim no Salmos 103:5: “ELE (DEUS) enche minha vida de coisas boas. A minha juventude se renova como as penas da águia”.
MILTON MACIEL
PASTOR REGIONAL
ASSEMBLEIA DE DEUS GIDEÕES - CAMAQUÃ RS

2 comentários:

  1. Muito bom, meu amigo Pr. Antônio Magnus. Gostei da analogia. O homem de Deus é reto, seguro e tem discernimento das coias. Triste dos que se enveredam por outro, mesmo frequentando a igreja. A 'águia ou urubu' nos mostra essa realidade e de forma bastante clara. Maravilha de Texto. Bençãos de Deus pra ti e todos os seus. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Edson Ródrio te agradeço por seus comentários, isto me deixa feliz e engrandece a obra de Deus, meu muito obrigado e que Deus te abençoe.

      Excluir