domingo, 19 de junho de 2016

Biografia Pastor Jotinha''



Biografia Pastor José Rodrigues ''Jotinha''

Autor da versão do hino 001 da Harpa Cristã "Chuvas de Graça" (dentre outros), o pastor José Rodrigues, de 97 anos, um dos pioneiros da Assembléia de Deus, amigo de Daniel Berg e Gunnar Vingren – fundadores da Assembléia de Deus – José Rodrigues, mais conhecido como J.R. ou “Jotinha”, é o único da 1ª geração da AD que permanece vivo.
Nasceu em Cafarnaum da Galiléia, Israel, em 24 de junho de 1910, no mesmo ano que se iniciava a Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Em 1911 seus pais vieram refugiados para o Brasil. Seu nome de origem é Josefus Rerullu.Autor de diversos corinhos cantados na AD, como o “Eu quero ser senhor amado como um vaso na mão do oleiro...”, que compôs em 1950, muitos hinos da harpa cristã também levam as iniciais J.R. 01, 05, 08, 84, 96, além de outros. Dentre os hinos de sua autoria, J.R. afirma que o mais cantado é o número 1 da Harpa Cristã Chuvas de Graça. “Todos foram escritos em momentos marcantes da minha vida, mas o 01 é o mais lembrado. Esse hino até os ímpios cantam”. J.R. explicou ainda o segredo que faz os hinos da harpa, apesar de muito antigos, sobreviverem às inovações. “Os hinos avulsos vêm e passam, mas os clássicos da harpa cristã permanecerão até a eternidade. Foi Deus quem inspirou os autores que compuseram em constante oração”. O Pastor José Rodrigues é uma prova viva da obra que Deus tem realizado ao longo da história e um rico patrimônio da Assembléia de Deus que vai ficar marcado na memória de todos. Um comentário do pastor chama a atenção: não se casou e nunca teve sequer namorada. Uma vida de inteira dedicação à obra de Deus!Hinos que traduziu ou adaptou:001-Chuvas de Graça005-Ó desce fogo santo008-Cristo, o fiel amigo084-O grande "Eu sou"096-Deixa penetrar a luzTestemunhoEm 1932, J.R. e um grupo de irmãos passaram por uma experiência inusitada. Enquanto caminhavam pelo sertão de Pernambuco para evangelizar os vilarejos, sem alimento adequado há dias, foram surpreendidos por um bando de cangaceiros que lhes indagaram quem eram e para onde iam. J.R. disse que iriam evangelizar vilarejos. O cangaceiro perguntou se eram eles os missionários da “nova seita” que pregavam o bem, o que foi confirmado. No mesmo instante o cangaceiro mandou seus capangas retirarem da bagagem farinha de mandioca, rapadura e carne seca e oferecer aos missionários itinerantes. Após orarem agradecendo a Deus pela provisão de alimentos, pregaram o evangelho. Perguntaram ao cangaceiro seu nome e tiveram uma resposta imprevista: “Virgolino Ferreira da Silva – mais conhecido como Lampião” - bando que atuou no sertão nordestino por 20 anos. Deus usou até o cangaceiro para alimentar seus servos na jornada missionária pelo Brasil!

10 comentários:

  1. Jotinha vc é sim um servo Senhor eu acredito no seu testemunho.

    ResponderExcluir
  2. Acredito no testemunho do senhor é um exemplo para nós. Queria muito conhece lo pessoalmente

    ResponderExcluir
  3. Acredito no testemunho do senhor é um exemplo para nós. Queria muito conhece lo pessoalmente

    ResponderExcluir
  4. Jotinha vc é sim um servo Senhor eu acredito no seu testemunho.

    ResponderExcluir
  5. O PASTOR JOTINHA AINDA ESTAR VIVO NESSE ANO DE 2016,PORTUGUÊS FAVOR ALGUNS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS ME RESPONDA.

    ResponderExcluir
  6. Olá, a Paz estejam com todos!
    Talvez só o único a ler este texto no inicio do ano de 2017 (01/02). Quero deixa aqui os links que vão nos dá mais informações sobre o irmão Jotinha.
    PS, os link´s são do Blog Dicionario do Movimento Pentecostal, do autor assembleiano Isael de Araujo, Formado em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus (Ibad), em Pindamonhangaba (SP). Graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Pastor-auxiliar na Assembléia de Deus de Niterói (Fonseca), RJ. Funcionário da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD) desde 1980
    Link´s: http://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com.br/2011/07/porque-jotinha-nao-foi-homenageado-nas.html e http://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com.br/2011/06/verdadeira-historia-dos-hinos-do-pastor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link´s separados (é só copia e colar no seu navegador)
      1º http://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com.br/2011/07/porque-jotinha-nao-foi-homenageado-nas.html
      2º http://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com.br/2011/06/verdadeira-historia-dos-hinos-do-pastor.html
      :)

      Excluir