Um famoso arqueólogo acredita ter encontrado a cidade bíblica de Sodoma na atual Jordânia e diz que há evidências que provam que a cidade foi destruída pelo fogo.

Steven Collins, reitor da Faculdade de Arqueologia da Trinity Southwest University, disse a Joel. C Rosenberg em um novo episódio de ” The Rosenberg Report ” como ele e sua equipe descobriram as cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra na Jordânia.

Ele diz que usou as escrituras como pistas para encontrar o local.

“Há tanta informação específica sobre a localização dessas cidades que você praticamente teria que ser cego e analfabeto para não conseguir encontrar a localização de Sodoma, porque há pelo menos 25 pedaços conhecidos de geografia que você pode triangular para levá-lo para a cidade de Sodoma. Não é difícil”, explicou.

Ele disse a Rosenberg que muitos arqueólogos assumiram que as cidades estavam localizadas perto do Mar Morto por causa de William Albright, um arqueólogo que partiu para descobrir as cidades em 1924.

Albright acreditava que o aumento das águas do mar cobria sua localização, mas nada foi descoberto no fundo do mar.

Em 2001, Collins lançou sua exploração usando uma abordagem diferente.

“Aqui está o problema com a localização de Sodoma de Albright. Ele nunca, jamais fornece uma exegese do capítulo 13 de Gênesis, que é o mapa verbal para chegar à cidade de Sodoma… Ele basicamente disparou no topo de sua cabeça”, disse Collins .

Collins concentrou sua busca no vale do rio Jordão.

A partir daí, ele usou pistas da Bíblia, incluindo uma referência feita em Gênesis 13:10.

“A pergunta apropriada a se fazer no local de Sodoma é: ‘Onde estava Ló quando levantou os olhos e viu que toda a planície do Jordão era bem regada?’ Foi Betel e Ai”, explicou Collins.

Isso levou Collins e sua equipe a Tall el-Hammam. Eles foram liberados pelo governo jordaniano para iniciar uma escavação naquela área.

“Na verdade, foi o texto bíblico que nos colocou neste local”, disse ele a Rosenberg. “Nós simplesmente navegamos pela geografia.”

Eles descobriram uma enorme série de cidades da Idade do Bronze que eram ricas e grandes.

Eles descobriram cerâmica e artefatos que pareciam ter sido derretidos.

“Quando você faz a ciência de Sodoma, você vai primeiro ao texto. Por quê? Porque a Bíblia é o único lugar, o único texto antigo, que sobreviveu com o nome Sodoma nele.”

Como informou a CBN News, Collins foi co-autor de um artigo que confirmou que a cidade foi destruída por um incêndio ou um “evento térmico”.

“A violenta conflagração que acabou com a ocupação em Tall el-Hammam produziu cerâmica derretida, pedras de fundação chamuscadas e vários metros de cinzas e detritos de destruição misturados em uma matriz cinza escura como se fosse um Cuisinart”, observou ele.

Em outro artigo de co-autoria, o arqueólogo Phillip J. Silvia e Collins escreveram: “As evidências físicas de Tall el-Hammam e locais vizinhos exibem sinais de um evento concussivo e térmico altamente destrutivo que se poderia esperar do que é descrito em Gênesis 19. “

Nesse papel, eles concluíram que Sodoma e Gomorra foram destruídas por uma explosão de meteorito.

Matéria copiada completa do JM NOTICIA